55 (11) 4646-1210

pilha de zamac 

 

 

 O Zamac destaca-se dentre as demais ligas metálicas não-ferrosas pela sua versatilidade de aplicações a partir dos processos de injeção sob pressão, centrifugação ou coquilhamento. Devido às suas singulares propriedades físico-químicas permite um excelente acabamento às peças produzidas, sendo este otimizado quando da aplicação de tratamento superficial por eletrodeposição (zincagem, cobreação, niquelação e cromeação) ou pintura (tintas e vernizes).

O baixo ponto de fusão (em torno de 400°) e a boa fluidez proporcionam uma relação custo-benefício positiva na utilização de moldes, ferramentais e equipamentos permitindo o alongamento de suas vidas úteis com elevado nível de produção, inclusive na fabricação de peças tecnicamente mais complexas.

A liga de Zamac foi desenvolvida nos Estados Unidos, no início do século passado com formulações adequadas para a aplicação em processos de fundição por gravidade. O seu nome teve origem nas iniciais dos elementos formadores da liga: Z (Zinco), A (Alumínio)Ma (Magnésio) e C (Cobre). Em alguns países é comum o nome da liga ser escrito com a letra K (de Kopper).

Ao longo do tempo vem sendo desenvolvidas diversas ligas de Zamac para aplicações em fundição por gravidade (nºs 2, 8, 12, 27), fundição sob pressão (nºs 3, 5 e 7) e centrifugação (liga ZL4C ZAP). No Brasil predomina o uso das ligas nº 3 e nº 5 (principalmente), além da liga para processos de centrifugação.

                              

 

Zamac 5

                         ...

Zamac 3

                         ...

Zamac p/ Centrifugação

       O ZAMAC ZL4C-ZAP é utilizada nos processos p...

Palavras-chave: zamac, produtos, ligas metalicas, zamac ligas metalicas, produto ligas metalizas zamac, produtos zamac.

Desenvolvido por C&S Informática.